A bandeira da Turquia (em turco: Türk bayrağı) é a bandeira nacional da República da Turquia. Ela é muitas vezes referida como uma estrela de Lua (turco para AYYILDIZ), Bandeira Vermelha (Turco para: Albayrak) ou bandeira vermelha com a estrela lua (Ayyıldızlı Albayrak Turk). Use e aparência da bandeira nacional na Lei 2.893, de 22 de Setembro 1983 regulado.
História da bandeira turca
O crescente e símbolos da estrela tem um longo, tradição pré-islâmica na Ásia Menor. Em tempos antigos adoravam os habitantes de Bizâncio Ártemis, deusa da caça, cujo símbolo era uma crescente. Constantino, o Grande 330 consagrou a cidade, o que acabou por ser nomeado após ele, a Virgem Maria. Seu personagem, a estrela, o crescente foi adicionado. Após a queda de Constantinopla, em 1453, o Império Otomano assumiu possivelmente crescente e estrela.
Livros bandeira históricos mostram uma grande variedade de variantes bandeira da era otomana. A forma básica da bandeira nacional foi aparentemente em 1793 sob o sultão Selim III. criado como bandeiras verdes encontradas no transporte utilizando modificado em vermelho e do crescente e uma estrela mais aguçado acrescentou. Por volta de 1844, a estrela de cinco pontas, usado hoje foi estabelecida. Esta versão tem sido oficialmente em 5 Junho 1936 confirmado.
A origem a numerosas lendas. Uma delas é que um sultão otomano conquistou no passeio depois de uma grande batalha montou ao anoitecer perto de um riacho ou em um pequeno lago, que ficou vermelho com o sangue dos caídos soldados turcos. Na água, a Lua (crescente) refletiu com algumas estrelas. A visão tocou os governantes turcos, e isso foi imortalizado com a bandeira turca.